quinta-feira, 9 de novembro de 2006

A Nossa Cultura

ABSINTO


Absinto (também conhecido por losna ou sintro) é um dos nomes vulgares da Artemisia absinthium.



Na Grécia Antiga esta planta era dedicada à deusa Artemis (Diana, entre os romanos, deusa da fecundidade e da caça. Daí a origem de seu nome científico.
É uma erva originária da Europa e da Ásia, de folhas recortadas de cor cinzenta, de sabor amargo, e que se utiliza como planta medicinal e no fabrico de licores.

O licor de absinto sempre foi muito apreciado por historiadores, artistas, intelectuais, entre outros, devido à sua característica de deixar eufórico quem o bebe. Com um aroma similar ao anis, porém mais subtil devido às diversas ervas usadas, e apresenta uma percentagem de álcool muito elevada (45% a 85%, embora nenhum produto comercializado tenha mais de 89,9% tal como o Absinthe Hapsburg) e um alto teor de THC (princípio activo do cânhamo).

Há citações históricas, que artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros, tomavam com certa frequência essa bebida, outros historiadores afirmam que o destilado de ervas cor verde-esmeralda, também chamado de "fada verde", seria o responsável pelo comportamento bizarro de Van Gogh. Talvez efeito ressonante da bebida.

Diz-se que:…

O Absinto é uma bebida que favorece os processos criativos, os pensamentos fluem com facilidade, emoções ocultas sob o manto de preocupações diárias vêm à tona.

O Absinto tem propriedades especiais.... vê por ti mesmo...

5 comentários:

Anónimo disse...

Beba, mas saiba o que está a beber...

Anónimo disse...

ou não...simplesmente beba

Anónimo disse...

primeiro estranha-se, depois...bem, depois entranha-se...

Anónimo disse...

outro efeito lateral é vomitar todo o conteúdo gástrico só por cheirar essa bebida verde.

farinha disse...

ou mesmo...sei la...acordar nas urgências de certos hospitais!! eheheh